top of page

XVIII Semana de Estudos Clássicos da FEUSP

PaideIA: da sabedoria dos antigos à Inteligência Artificial

MINICURSOS

Minicurso remoto

Dias 09, 10, 11 e 12 de junho

11h30-13h

Link:

A escrita de si na pedagogia contemplativa - Renata Cueto de Souza (doutoranda - Simon Fraser University)

​Ementa:

​

Minicurso presencial

Dias 09 e 10 de junho

17h30 - 19h

Sala: a definir

Topografia Filosófica - Gustavo Falqueiro (doutorando FEUSP)

​

Ementa: o minicurso propõe uma relação entre fotografia e filosofia a partir dos sentidos da palavra topografia, explorando os territórios do pensamento e do espaço em dois momentos. Iniciaremos com a leitura coletiva de fragmentos selecionados dos textos "De aspectibus" de Alhazen e "De Anima" de Aristóteles para a compreensão dos conceitos de potência e transparência e suas relações com a luz e a visão. Com isso, realizaremos uma caminhada peripatética para a coleta de materiais de diversas opacidades e transparências que possivelmente encontraremos no caminho. Esses objetos serão distribuídos sobre um tecido sensibilizado com cianótipo, técnica fotográfica do século XIX que produz uma imagem em tons azuis e branco, e que será exposto à luz solar. Ao final, pretende-se criar coletivamente um mapa que represente a visão do grupo sobre as conversas andantes e pensamentos caminhantes promovidos durante o minicurso.

​​

Minicurso presencial

Dias 09 e 10 de junho

17h30 - 19h

Sala: a definir

Prolegômenos ao Grego Antigo - Bruno Drumond e Edson Afonso (doutorandos FEUSP)

 

Ementa: O curso pretende oferecer aos ingressantes do curso de Pedagogia da Feusp, bem como aos demais interessados, uma introdução geral ao estudo do Grego Antigo. Através de aulas expositivas e da realização de exercícios, espera-se que o estudante se familiarize com o alfabeto grego e o sistema de transliteração, conheça e compreenda as declinações e funções dos casos, e adquira vocabulário elementar relacionado às áreas da filosofia e da educação.

​

​

Minicurso presencial

Dias 09 e 10 de junho

17h30 - 19h

Sala: a definir

Escrita, memória e tecnologia: do Fedro de Platão à IA - Bárbara Freitas (mestranda FEUSP)

 

Ementa: O minicurso pretende analisar criticamente o papel da escrita ao longo da história, a partir de três momentos-chave: a crítica à escrita apresentada por Sócrates no diálogo Fedro, de Platão; a revolução provocada pela invenção da imprensa por Gutenberg; e os impactos contemporâneos das ferramentas de Inteligência Artificial na produção de textos. Durante nosso encontro exploraremos de forma filosófica e histórica como a escrita, entendida como tecnologia, transforma as formas de pensar, lembrar e aprender. Assim, a partir da leitura e discussão do Fedro, os participantes serão convidados a compreender a tensão entre memória viva e escrita registrada, refletindo sobre como essa crítica antiga continua relevante no contexto das novas tecnologias digitais. 

​

​

Minicurso remoto

Dias 11 e 12 de junho

10h-12h

Link:

Édipo e Montezuma: aleturgia, veridicção e testemunho em tempos de crise - Fabiana Jardim (Professora FEUSP)

​

Ementa: O curso, que se desenvolverá ao longo de duas aulas, procura colocar em relação duas narrativas de queda de figuras de poder: a de Édipo, rei de Tebas, e a de Montezuma, rei dos Astecas. A despeito de se tratar de figuras distintas, a primeira mitológica e a segunda, histórica, propomos que ambas são importantes para a compreensão de “inconscientes políticos” do funcionamento do poder no mundo euroatlântico, sobretudo no que se refere a procedimentos de produção da verdade e suas formas de manifestação, conforme discussão foucaultiana. A atualidade de tal debate pode ser pensada a partir de uma pergunta feita por Bruno Latour, em relação à catástrofe climática: “como as pessoas interpretam mal seu próprio tempo?”.

​

Minicurso remoto

Dias 11 e 12 de junho

17h30 - 19h

Link:

Filosofia com Crianças e o cultivo da inteligência não-artificial - Henrique Resende Corrêa (doutorando FEUSP)

​

Ementa: o minicurso propõe uma reflexão sobre como os princípios da Filosofia Clássica – como o perguntar bem (inspirado em Sócrates), o pensar cuidadoso (em diálogo com Lipman e a tradição clássica) e a construção de conceitos (herdada de Platão e Aristóteles) – podem ser ferramentas essenciais para cultivar a vida e educar crianças e jovens em um mundo Contemporâneo, cada vez mais mediado pelas Inteligências Artificiais (IA). Partindo de referenciais como Matthew Lipman, Walter Kohan, Paulo Freire e Silvio Gallo, debateremos porque a atitude filosófica (questionar, problematizar, conceituar) segue atual para formar sujeitos autênticos, autônomos, críticos e criativos diante de algoritmos e máquinas “inteligentes”.

 

<voltar

​

© 2015 - 2025 por Paideuma - Grupo de Estudos Clássicos da FEUSP. 

bottom of page